domingo, 12 de junho de 2011

TRAÇOS DO DESTINO

Ao amanhecer, tomamos rumo ao nosso cotidiano e ao passar dos dias e horas raramente nos deparamos com pessoas interessantes. Acredita-se que nesses desencontros da vida é que surgem esses casos extraordinários. Muitos acham que ao passar dos anos e cada vez que ficamos mais velhos, as pessoas passam a ser mal de espírito, tristes e insatisfeitas, no caso, quanto mais novos, mais felizes.
Rosangela é uma senhora de 44 anos, que em minha opinião seria a pessoa mais jovem do mundo, pois sua alegria contagiou a todos desde que passou a trabalhar na Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul. Uma baiana que por trás de tantos sorrisos e canções cantaroladas pelos corredores há uma vida sofrida, uma criança que passou por diversos preconceitos, fome e foi agredida por pessoas que não conhecia.
Segundo ela, tudo começou quando havia apenas nove anos de idade e sua mãe passou a desprezar e junto consigo os seus quatros irmãos. Sem motivo algum a mãe dedicou todo seu tempo ao padrasto e as crianças ficavam na rua ou onde bem quisessem. Sendo assim, Rosangela decidiu ir para a casa dos tios, mas foi humilhada. Sem ter o que comer ou um local para dormir, achou melhor começar a trabalhar em casas de família porque eles ofereciam estudos; algo que nunca lhe deram.
Aos quinze anos ela decide casar-se, pensou que seria uma maneira de ter um lar, abrigo e comida, porém, tudo veio a ser diferente. Após ganhar seu quarto e ultimo filho e ver que as coisas não mudavam, ela disse que ali não era mais o seu lugar e que estava na hora de ir à busca de novos horizontes e encontrar sua felicidade. Veio trabalhando em casas e empresas como faxineira, até que instalou-se e decidiu ficar em Sapucaia do Sul.
Atualmente, faz seis meses que não fala com seus filhos, a princípio o telefone não é o mesmo. Seu sonho é revê-los e ser enfermeira, que em sua opinião, é uma profissão linda. Ajudar os outros e ser solidário é o que realmente tem valor significativo.  Sorrir é essencial porque limpa e ilumina a alma, deixa o dia melhor, atrai mais sorrisos e ajuda a esperança ficar ativa no coração. Não menos sonhadora ou persistente, seu destino simplesmente já estava traçado.
Luana Andrade





Nenhum comentário:

Postar um comentário